Menu:

Formação de Rebarba e suas funções

Na etapa de conformação final, ao iniciar-se a formação da rebarba, em virtude da presença do estrangulamento ou garganta da rebarba entre as duas matrizes, as tensões compressivas na cavidade das matrizes elevam-se consideravelmente e causam o preenchimento de todos os recessos dessa cavidade.

As funções da rebarba, portanto, são duas:
  • Atuar como "válvula de segurança" para o excesso de metal na cavidade das matrizes; e
  • Regular o escapamento do metal, aumentando a resistência ao escoamento do sistema de modo que a pressão cresça até valores elevados, assegurando que o metal preencherá todos os recessos da cavidade. A figura abaixo é uma curva típica da variação da pressão ou carga de forjamento em função do avanço das matrizes.
A rebarba da forma final é removida em uma operação posterior de rebarbação, representando uma perda inevitável de material no processo.

Na etapa de conformação final é útil distinguir dois processos básicos de movimentação de material:

  • Recalque: redução da altura inicial com escoamento de metal perpendicularmente a direção do movimento das matrizes; chama-se alargamento quando ocorre uma grande movimentação transversal de material sob atrito.
  • Extrusão: escoamento de material numa direção paralela ao do movimento das matrizes. Quando o sentido do movimento do material é contra rio ao do trabalho, tem-se a extrusão inversa ou ascensão, que geralmente aumenta a altura da peça a envolve um grande deslocamento de material sob atrito; neste caso são requeridas tensões elevadas na garganta da rebarba, para possibilitar a ascensão completa do material na matriz.